Mutirão de Cirurgias de Catarata inicia atendimentos,em Urandi

2
297

A Prefeitura municipal de Urandi, através da Secretaria municipal de Saúde (SMS),em parceria com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) iniciou nesta quarta-feira (5), no Hospital Padre Antônio Manoel da Rocha,um mutirão de cirurgias de catarata para atender a demanda do município e região.

O secretário de Saúde, Péricles Tiago,ressaltou a importância da parceria com o governo do estado.

“Esta é uma iniciativa do prefeito Dorival do Carmo, preocupado com a quantidade de pacientes que necessitam da cirurgia para melhorar a qualidade visual. Estamos conseguindo viabilizar esses procedimentos devido a parceria com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB)”, destacou o secretário de Saúde.

Segundo o coordenador da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Guilherme Marques, vários médicos compõem a equipe das cirurgias, que serão realizadas entre os dias 5 e 11, no Hospital Padre Antônio Manoel da Rocha.

O Mutirão está atendendo os moradores de Urandi e de municípios circunvizinhos. A pensionista Maria do Socorro, 67, está entre as pessoas que realizaram buscaram o atendimento nesta quarta-feira. “Estou ansiosa e feliz por estar aqui. Não estou enxergando quase nada e aguardava por este dia”, contou a pensionista, enquanto aguardava pelo atendimento pré-operatório.

Catarata

A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável.

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. O que leva à doença, além do envelhecimento, é o paciente ter diabetes, glaucoma e histórico familiar com a enfermidade. A cirurgia consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular.

Imagens:Antônio Moreira/Urandi On Line

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui