Mutirão de cirurgias de catarata terá inicio nesta quarta feira (5),em Urandi

0
273

Começa nesta quarta-feira (5) o mutirão de cirurgias de catarata em Urandi.

A expectativa é que, até o final do mutirão no dia (11), milhares de pessoas passem por consulta e triagem. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Urandi em parceria com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

O Hospital Municipal Padre Antônio Manoel da Rocha que se tornou referência em saúde na região  foi habilitado para a realização do Mutirão de Cirurgias de catarata e atendimentos clínicos em oftalmologia, que é um serviço vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras e atenderá gratuitamente as pessoas.

O mutirão vem suprir não somente a demanda da população urandiense, mas de outras cidades circunvizinhas.

Estão aptos a serem atendidos aqueles que tiverem a partir de 60 anos de idade ou que possuam diagnóstico prévio de catarata, sendo necessário efetuar cadastro através da Secretaria de Saúde Municipal e apresentar identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Mutirão de Cirurgia de Catarata integra um conjunto de ações preventivas que a Prefeitura desenvolve em benefício da população.

“Fizemos uma parceria com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) no sentido de buscar reduzir a demanda por cirurgia de catarata e estamos garantindo também assistência, e tratamento adequado para os pacientes. São ações que já integram a rotina do município na área de saúde, pois problemas de visão têm um impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, disse Péricles Tiago, secretário municipal de saúde.

Catarata

A doença catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos, entre outros fatores. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar à cegueira ou visão subnormal.

 

Como funciona

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Urandi, disponibilizará a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados no Hospital Municipal Padre Antônio Manoel da Rocha. Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui