Exclusivo:Em entrevista, prefeito Dorival do Carmo faz balanço de sua gestão e projetos que serão realizados.

0
1583

Em entrevista exclusiva ao Urandi On Line, o prefeito de Urandi, Dr. Dorival do Carmo (PP), falou dos desafios que enfrenta em sua gestão, das principais ações realizadas, bem como dos projetos que serão dados continuação.

Dorival disse que mesmo com a crise financeira que vem “arrochando” os municípios, Urandi vem sobrevivendo e afirmou que vem fazendo o possível para melhor aplicar os recursos públicos que chegam aos cofres do município.

Confira na integra entrevista do prefeito.

Urandi On Line – Prefeito, qual a diferença entre o cenário de sua administração anterior e pós reeleição?

Um cenário totalmente diferente porque quando recebi essa prefeitura no ano de 2013, era uma prefeitura totalmente sucateada, no gabinete não tinha nem cadeira para o prefeito sentar, não tinha veículos, serviços básicos não estavam funcionando, nem coleta de lixo. Além de várias dividas, eu recebi do prefeito anterior uma herança de mais de um milhão de reais em dividas com os funcionários públicos, que estavam sem receber os seus respectivos salários o gestor anterior não pagou nem deixou em conta, tivemos que usar todo o recurso da prefeitura que sobrou em 2013 pra pagar os salários dos servidores municipais. Foi um ano que eu não tive uma ação efetiva na prefeitura, procuramos manter apenas os serviços básicos e não realizei obras. A divida com fornecedores foi pago ao longo do mandato passado e um pouco ainda nessa gestão. A diferença é que este mandato está sendo feito um trabalho de austeridade, ou seja, diminuição dos gastos públicos, melhoria da arrecadação e por isso tivemos oportunidade de realizar várias investimentos com recursos próprios do município.Também algumas obras que foram provenientes de emendas parlamentares.Estamos fazendo rede de esgoto,praças,asfaltamento de ruas entre outras obras.

Quais foram as principais ações realizadas em sua gestão até o momento?

A grande realização foi montar um ritmo administrativo, fizemos um planejamento das ações,tivemos e estamos tendo responsabilidade com o erário publico, estamos verificando as necessidades reais da população e qual importância das obras. Através da usina de asfalto que adquirimos em 2014 estamos pavimentando os povoados, obras de saneamento básico  com rede de esgotos no centro e nos bairros, estamos acelerando o ritmo das obras do hospital municipal que é importantíssima para população, as barragens das comunidades rurais que fizemos em parcerias com as comunidades, as companhias de telefonias celulares, mais de cinco quadras poliesportivas, o ginásio poliesportivo da escola municipal que será inaugurado em breve, uma unidade de saúde tipo dois que custou 500 e poucos mil reais com recursos federais, inclusive estamos asfaltando a via de acesso até a unidade de saúde que fica em um bairro novo, quero que a população  receba um atendimento  médico de qualidade, estamos fazendo a reforma da delegacia, obras na garagem municipal e agora no aniversário da cidade vamos entregar cinco novos veículos em um investimento de quase 300 mil reais,quando assumi a prefeitura tínhamos 18 veículos hoje temos mais de 50 entre maquinas,maior parte comprados com próprios recurso do município.

Qual a maior dificuldade que sua gestão tem enfrentado?

Nossa maior dificuldade é a crise que assola todo o país e a falta de crédito que a população tem dos políticos. As pessoas taxam os políticos de todas as formas como ruins, mas toda regra tem exceção, existem políticos bons comprometidos com suas comunidades, aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida para o seu povo. Em nosso município estamos buscando de todas as formas ajudar nossos munícipes, hoje há um grande contingente de desempregados e aqueles que buscam nosso apoio encaminhamos para o serviço social que busca dentro da lei de responsabilidade fiscal dar uma resposta favorável aos anseios do cidadão.

O que a prefeitura fez em sua gestão para atrair investimentos?

Primeira coisa foi melhorar a arrecadação de IPTU e ISS, cobrar das empresas os impostos devidos. Se nos queremos coleta de lixo, se nos queremos um médico no hospital,medicamentos, obras de infraestrutura, temos que entender que para manter a maquina publica em funcionamento prestando um bom serviço se faz necessário ter uma receita e ela vem também através de IPTU e ISS.Sabemos que são ações impopulares mais se faz necessário,temos que mostrar resultados mostrar ao munícipe o que está sendo feito em prol de uma melhor qualidade de vida para todos,mostrando assim o retorno que ele está pagando de imposto.Outras receitas são oriundas através das obras vindas de emendas parlamentares dos nossos parceiros deputado federal  Arthur Maia (PPS) que tem um carinho especial por Urandi e está sempre a nossa disposição,ele nos deu em emendas parlamentares cerca de 3 milhões  e meio para construção do  hospital,1 milhão e meio para uma avenida na entrada da cidade e construção de um trevo  mais 300 mil para implantação rede de água no povoado de Cantinho e uma academia de saúde.Também emendas parlamentares do deputado estadual Luiz Augusto (PP).Outros Deputados tiveram votação em nosso município mais não trouxeram nenhum beneficio.

O senhor que é médico e esteve sempre preocupado com a questão da saúde no município, como está o andamento das obras do hospital?

As obras do hospital municipal de Urandi foram divididas em etapas: Primeiro a reforma completamente do prédio antigo, colocando dentro das normas do Ministério da Saúde, obras que se encontram executadas. Estamos ampliando o segundo prédio  se tudo ocorrer bem a empresa vai nos entregar em dezembro,vamos licitar agora o terceiro prédio onde vai funcionar refeitório,lavanderia e administração,obra que será realizada também com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia

Quais são as suas prioridades para melhorar a qualidade de vida do cidadão uradiense?

Os investimentos públicos tem que ser alocados em uma melhor qualidade de vida, estamos levando uma melhor coleta urbana, um bom atendimento médico, propiciando  condições de trabalho e investimentos a nossa equipe de governo,incentivando a pratica do esporte,no lazer ,na segurança, reforma e ampliação da delegacia com recursos próprios,estamos criando a guarda vigilância móvel municipal que terá uma viatura circulando a noite para dar mais segurança aos munícipes,a guarda estará veiculada a policia militar.No próximo ano estaremos investindo reformando o posto fiscal  velho onde vai abrigar a policia da caatinga.lembrando que segurança publica e dever do estado,mas estamos fazendo a  nossa parte o de colaborar.Também estamos construindo uma avenida para convivência onde vai ter uma academia de saúde,quadra de areia para pratica de esportes,pista de atletismo e pista de caminhada.

Prefeito o município comemora 99 anos de aniversario emancipação política, alguma obra será entregue, atrações estão  definidas para os festejos?

Os festejos serão realizados nos dias 12,13 e 14 de outubro. No dia (12),teremos o espaço das crianças com show da banda espaço criança e celebração de uma missa campal com show do padre Edson.

Dia (13),exibição de um filme de curta metragem na praça,filme feito com a população de Urandi e shows das bandas Boteco das Amigas e Adriano Bahia, dia (14) os shows de Léo Magalhães,Kleytones  e Eline Martins.Na oportunidade dos festejos de aniversário de emancipação política da cidade iremos entregar as obras de reforma e ampliação da delegacia,5 veículos novos e obras de pavimentação asfáltica já concluídas.

 Sua mensagem para o povo uradiense

Ao povo de urandi eu digo o seguinte: Temos que acreditar,sempre buscar fazer uma coisa melhor,eu na minha vida pessoal sempre procuro me superar,sempre buscando fazer o melhor no outro dia,assim conduzo minha vida como também a prefeitura.Vamos entregar a cidade nos seus 100 anos de aniversário, de cara nova.Meu plano e  pavimentar mais ruas no município,ver se conseguimos pelo menos entregar uma parte do hospital.Vamos pedir a Deus para que isso seja realmente efetivado.

Por:Gonçalo Lessa

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui