Inicio Editorial Valorize sua cidade,não venda o seu voto ele é a arma contra a corrupção

Valorize sua cidade,não venda o seu voto ele é a arma contra a corrupção

Por urandionline

As eleições para as prefeituras brasileiras no primeiro turno serão realizadas no domingo (15) .

Este será um ótimo momento de liberdade e democracia para cada eleitor exercer seu direito de eleger quem irá administrar e atuar no seu município, nos próximos quatro anos, tanto no Executivo (prefeito) como no Legislativo (vereadores).

E se você, eleitor, escolher de acordo com a sua consciência terá, então, direito de acompanhar e cobrar dos eleitos que cumpram com suas funções, atentos aos princípios que norteiam o exercício dos cargos e funções públicas.

Por outro lado, se você vender seu voto, não terá qualquer legitimidade para exigir uma conduta séria dos candidatos que se elegeram ou pelo menos daqueles em que você votou.

Lembre-se que vender o voto é antiético. Pois, ao tratar seu voto como uma mercadoria, você ajuda a eleger alguém que usou de métodos imorais e ilegais para chegar ao poder. Você acha que esse representante não repetirá esse comportamento depois de eleito?

Na abra mão do seu papel de cidadão participativo ao permitir que pessoas corruptas tomem decisões que vão influenciar você, sua família e demais cidadãos, de forma negativa. Esse ano, adaptando-se ao novo normal, em face da pandemia do coronavírus, as eleições serão diferentes, o que pode dificultar a corrupção eleitoral, em razão da impossibilidade de aglomerações e necessidade de maior distanciamento entre as pessoas. Ao menos essa é a regra no momento.

Nossos representantes, devem verdadeiramente representar o que acreditamos, o que queremos, o que esperamos para o futuro. Por isso a venda de voto, seja recebendo algo ou até mesmo uma promessa de satisfação de um interesse pessoal, um cargo, uma troca de favor, deve ser sempre vista como antiética. Os representantes não estão para satisfazer interesses individuais, e sim da coletividade, porque um município cresce e se desenvolve quando todos têm a oportunidade de crescer e não só quando alguns são privilegiados com o dinheiro que é de todos.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar