Inicio Bahia Ampliação do prazo para emissão do RG Expresso gera procura recorde pelo serviço

Ampliação do prazo para emissão do RG Expresso gera procura recorde pelo serviço

Por urandionline

A procura pelo RG Expresso apresentou um crescimento exponencial no período de 35 dias, alcançando a marca de 13,7 mil solicitações, entre setembro e outubro. O número é 351% maior do que o registrado nos dez meses anteriores (3.923). O aumento da demanda foi causado pela mudança nos critérios para emissão do RG Expresso.

Agora, o serviço possibilita que o cidadão receba uma nova carteira de identidade, em até sete dias, caso o documento extraviado ou danificado tenha sido emitido no prazo máximo de seis anos. Anteriormente, o prazo máximo era de dois anos.

O RG Expresso trouxe mais comodidade para o cidadão. Para fazer o documento, basta acessar o SAC Digital, solicitá-lo e pagar a taxa de R$ 37,77. Depois é só retirar a carteira de identidade em uma unidade da Rede SAC, no prazo de até sete dias. Não precisa tirar foto, colher digitais, nem qualquer outro procedimento. Tudo é feito de forma rápida e simples, via internet. Apenas aqueles que se enquadram no critério do prazo podem solicitar o RG Expresso.

Novas regras

O serviço foi lançado em outubro de 2019, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia Técnica, em parceria com a Secretaria de Administração do Estado (Saeb), responsável pela gestão da Rede SAC. Quando o RG Expresso foi lançado, apenas quem tinha emitido carteira de identidade nos últimos dois anos podia imprimir um novo documento, caso perdesse ou danificasse o primeiro.

Entretanto, um estudo apontou que a procura pela carteira de identidade era maior entre aqueles que já haviam emitido o documento há mais tempo. O DPT detectou que cerca de cinco milhões de baianos estão dentro do critério de tempo de emissão (seis anos). Com base nos números, a Saeb e o DPT resolveram ampliar o critério de prazo do RG Expresso para oferecer a comodidade a um número maior de pessoas.

Após a mudança do critério de dois para seis anos, ocorrida no início mês passado, a procura pelo RG Expresso disparou. Em apenas 35 dias sob as novas regras, o número de solicitações para obter o documento alcançou um total de 13.796, enquanto que nos dez meses anteriores, quando o prazo era de dois anos, foram apenas 3.923 solicitações da carteira de identidade.

Unidades do SAC

O RG Expresso está disponível para ser retirado em 27 unidades da Rede SAC, sendo 13 postos na capital e na região metropolitana (Barra, Liberdade, Periperi, Bela Vista, Comércio, Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Pernambués, Paralela, Candeias, Camaçari, Lauro de Freitas, Cajazeiras).

Já no interior do estado são 14: Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Jacobina, Feira de Santana II, Vitória da Conquista II, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Barreiras, Porto Seguro e Jequié. A solicitação do documento deve ser feita pelo SAC Digital, anteriormente.

Transformação digital

“O serviço é mais uma facilidade oferecida pelo SAC Digital, dentro dessa mudança de paradigma que o Governo está promovendo no Estado. A transformação digital é uma tendência mundial que estamos acompanhando, migrando serviços presenciais para o ambiente virtual, oferecendo mais praticidade, comodidade e agilidade para os baianos”, afirma o secretário da Administração, Edelvino Góes.

Já a diretora do Instituto de Identificação Pedro Mello, Socorro de Maria, destaca que “o serviço dá acesso à documentação básica de forma segura para o cidadão, tanto do ponto de vista de saúde, haja vista que o cidadão vai ao posto somente para receber o documento, quanto do ponto de vista de segurança pública, haja vista os controles internos para a reimpressão e entrega do documento”.

Fonte: Ascom/Saeb

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar