Inicio Editorial Obstáculos das pessoas com deficiência

Obstáculos das pessoas com deficiência

Por urandionline

A falta de inclusão social, aliada às características de cada limitação, abala o bem-estar físico e mental desses indivíduos. É preciso mudar esse cenário

“Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação” — é o que diz a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Mas, na prática, sabemos que nem sempre é o caso.

Calçadas em péssimas condições, falta de guias rebaixadas, inadequação de lojas e restaurantes, transporte deficiente, ensino profissional precário, preconceito, diversas barreiras em prédios comerciais e públicos.

Todo dia o portador de deficiência física tem que superar tais obstáculos, mesmo que a Constituição Brasileira assegure o direito de todo cidadão de “ir e vir” livremente.

Porém, na prática essa condição não é tão simples para pessoas com mobilidade reduzida.

É necessário projetos dos poderes públicos para o seguimento, visando efetivar a independência e o respeito no trabalho, transporte, saúde, educação, esporte e lazer.

A deficiência deve ser um detalhe referencial na hora de se construir uma cidade mais acessível. É preciso levar em consideração que todos podem passar por dificuldades e momentos de “deficiência temporária”. Como idosos, crianças, gestantes e pessoas que têm dificuldades de locomoção, devido a acidentes.

Por vivenciarem a falta de representatividade política, precisamos criar uma rede de apoio, medidas e campanhas que visam trazer a deficiência física à tona, para que seja realmente debatida em todos os lugares e criem um pensamento consciente na população, sobretudo para que ajudem na cobrança dos direitos desse grupo. Quando se trata de inclusão social, por exemplo, ainda há muito o que fazer e grande parte do público só se dá conta disso quando começa a conviver com alguém nessa condição.

Saiba o que é deficiência física

Essa é a primeira e mais clássica pergunta que parece óbvio responder, mas vai muito além do que o senso comum acredita. Sempre que se pensa em deficiência física, logo vem à mente uma pessoa na cadeira de rodas, é quase como se fosse uma representação, talvez pelo símbolo que indica vagas para deficientes em estacionamentos e similares. Mas, é bom deixar claro que vai muito além disso.

Segundo o decreto 3.298/99 da legislação brasileira, deficiência física é considerada ‘’toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano’’. Além disso, é uma “alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob diversas formas, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções”.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar