Inicio Bahia Hemoba pede que baianos mantenham as doações durante a pandemia

Hemoba pede que baianos mantenham as doações durante a pandemia

Por urandionline

Com os estoques de sangue em nível de crítico, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) solicita aos baianos que mantenham as doações de sangue durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Para o diretor da Hemoba, Fernando Araújo, a atitude solidária é importante para que a instituição continue atendendo às demandas transfusionais em todo o estado. “Todas as nossas unidades, na capital e no interior da Bahia, estão sofrendo uma redução na coleta nos últimos dias. Porém, os pacientes oncológicos, pessoas com anemias crônicas e com outras doenças hematológicas precisam da transfusão de sangue. Além disso, atendemos aos casos de emergência e às cirurgias eletivas que, em certa medida, continuam acontecendo nas unidades de saúde do estado”. Pontua o diretor.

Desde o primeiro caso de Covid-19 confirmado no Brasil, a Anvisa e o Ministério da Saúde incluíram uma série de normas no conjunto de critérios técnicos para triagem clínica de candidatos à doação de sangue, como explica a diretora de hemoterapia Rivânia Andrade: “Os candidatos à doação que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados da doença ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato, os candidatos que retornaram de viagem internacional, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil e os que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por um ano após a cura. Nossa orientação é para quem está bem de saúde, sem nenhum sintoma respiratório, possa vir doar sangue, usando a sua máscara de proteção, de pano, e retorne para casa em segurança”.

Segundo Iara Matos, coordenadora de coleta e captação de doadores, a Fundação Hemoba adotou medidas de prevenção e tem intensificado os cuidados contra a disseminação do vírus nas suas unidades. “Estamos com a doação com hora marcada, para receber o doador de forma sistematizada, sem aglomerações. Quem desejar marcar um horário poderá acessar o site da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br) ou enviar um email para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou ligar diretamente para uma das nossas unidades e agendar a doação. Estamos respeitando a distância mínima de um metro entre os doadores, nossa equipe de trabalho está usando equipamentos de segurança, ampliamos a quantidade de dispensadores de álcool em gel e intensificamos as limpezas em maçanetas, portas e corrimãos”.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.


Fonte: Ascom/ Hemoba

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar