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Os benefícios do contato com a natureza para a saúde do corpo e da mente

Por urandionline

Morar fora das áreas urbanas é escolha certa de quem busca mais qualidade de vida. Isso porque estar perto da natureza promove diversos benefícios à nossa saúde, tornando nosso organismo mais resistente e nos deixando mais motivados e dispostos.

Com isso, os riscos de desenvolver doenças mentais e respiratórias caem significativamente. De acordo com uma pesquisa de Amsterdã, pessoas que vivem próximas da natureza possuem 21% menos chances de desenvolver depressão.

Se você está em dúvidas se realmente vale a pena comprar uma casa longe da rotina corriqueira da cidade e viver mais próximo da natureza, veja agora alguns fatores que comprovam que viver próximo da natureza aumenta a qualidade de vida.

Áreas verdes contribuem com a saúde

Para os pesquisadores europeus, há diversos fatores que fazem a natureza contribuir para nossa qualidade de vida: melhora da qualidade do ar e mais disposição a realizar atividades físicas são alguns deles.

Outro estudo também traduz esse aumento da qualidade de vida, e ainda sugere a conscientização global dos cuidados com a natureza. Em publicação, um geólogo belga aponta que as nações com políticas inovadoras a favor do reflorestamento são consideradas as mais felizes.

Além disso, há fatos cientificamente comprovados de que a natureza traz reais benefícios à nossa saúde física e mental.

O sol é um ativador de vitamina D em nosso organismo. Apenas 15 minutos diários de exposição são suficientes para potencializar esta vitamina. Com ela, há uma melhor absorção de cálcio, além de estar relacionada a melhora de humor.

O sol ainda ajuda a produzir melatonina, responsável por regular o nosso relógio biológico – diminuindo problemas com a insônia e noites mal dormidas.

Para quem tem problemas de memória, esse é mais um motivo para viver pertinho da natureza. Isso porque o contato com a natureza ajuda a melhorar as funções da sua memória de curto-prazo. Fazer caminhadas curtas ao ar livre podem melhorar sua memória em até 20%, além de melhorar também sua interação social.

Diminuição do stress

A natureza é uma grande contribuidora da diminuição do stress. Segundo estudo realizado pela Universidade de Wisconsin, quando estamos próximos da natureza, conseguimos diminuir o stress e ter mais foco nas tarefas diárias.

Ao fazer caminhadas em parques arborizados, por exemplo, há o aumento de energia e uma maior liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar que melhora o humor. Pessoas que moram em áreas verdes se sentem mais dispostas a se exercitar, e se tornam menos estressadas.

Diversos estudos, inclusive, comprovam essa relação das atividades ao ar livre com a diminuição do stress. Com apenas cinco minutos diários, é possível ter resultados altamente significativos na melhora do humor e da autoestima.

Viva próximo da natureza e sinta todos esses benefícios no seu dia a dia, com uma vida mais tranquila e repleta de opções de lazer em meio a uma paisagem única, com todas as facilidades das grandes cidades.

Por: Adriana Melo 

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