Inicio Mundo Preço do petróleo sobe após morte de Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã

Preço do petróleo sobe após morte de Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã

Por urandionline
Preço aumentou cerca de 4%, uma hora depois da confirmação do bombardeio americano no aeroporto de Bagdá nesta quinta-feira (2).

O preço do petróleo aumento cerca de 4%, depois da morte de Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã nesta quinta-feira (2).

O valor do barril do tipo brent era de 68,90 dólares nas primeiras horas de funcionamento do mercado asiático nesta sexta-feira (3).

Os Estados Unidos confirmaram a autoria do bombardeio ao aeroporto de Bagdá, que matou Soleimani, Abu Mahdi al-Muhandis, chefe de milícia iraquiana apoiada pelos iranianos, e outras seis pessoas, segundo agências internacionais.

Por meio de nota, o Pentágono afirmou que o objetivo foi deter planos de futuros ataques iranianos e que a ordem partiu do presidente Donald Trump.

Soleimani era um alto líder das forças militares iranianas e um herói nacional, portanto os especialistas dizem que o impacto geopolítico do atentado será alto.

O colunista Guga Chacra, da GloboNews, afirma que Soleimani era um dos homens mais poderosos do Irã e que sua morte terá consequências geopolíticas gravíssimas.

Ele chefiava a Guarda Revolucionária, uma força paramilitar de elite que responde diretamente ao aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país há 30 anos.

O Irã tem a quarta maior reserva do petróleo no mundo.

Tensão no Iraque entre EUA e Irã

As mortes ocorrem em meio a uma escalada de tensão no Iraque que ameaça transformar o país em um campo de batalha entre forças apoiadas por Estados Unidos e Irã no Oriente Médio.

Desde o fim de outubro, militares e diplomatas americanos foram alvo de ataques, e na semana passada um funcionário dos EUA morreu em um bombardeio com foguetes.

A crise subiu de patamar na terça (31), quando milicianos iraquianos invadiram a embaixada americana em Bagdá. Trump acusou o Irã de estar por trás e prometeu retaliação.

A invasão da embaixada foi uma resposta a um ataque americano na fronteira com a Síria que matou 25 combatentes das Forças de Mobilização Popular do Iraque no domingo (29).

Uma hora após a divulgação da morte de Soleimani por agências de notícias, os preços do petróleo no mercado internacional já tinham aumentado 4%. O barril brent era vendido a US$ 68,90.

Por:G1

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar