Inicio Urandi Retrospectiva:Top 10: Confira as notícias mais lidas do Urandi On Line em 2019

Retrospectiva:Top 10: Confira as notícias mais lidas do Urandi On Line em 2019

Por urandionline
203 Visualizações

Dentre as milhares de visualizações obtidas pelo Urandi On Line em 2019, alguns casos tiveram maior destaque e ganharam grande repercussão no noticiário baiano. Com isso, selecionamos as 10 matérias mais lidas do site no ano.

Nas editorias de entretenimento, polícia e esporte, casos como do motorista  preso suspeito de estuprar criança de 10 anos em transporte escolar,a apresentação da quadrilha Maria Chuteira e Zé sem Pinto e a Cavalgada realizada pela ACUCA,foram os que tiveram maior atenção dos internautas. Não deu para acompanhar tudo? Não se preocupe, o Urandi On Line  relembra pra você.

Tradição,simpatia e arrasta pé… quadrilha Maria Chuteira e Zé sem Pinto agita multidão Urandiense

Uma explosão de cores e formas tomou conta da Praça Barão do Rio Branco, DC-5, Na noite deste sábado (6).

O cenário rico em enfeites de festa junina deu um toque especial à apresentação da 9ª Edição da Quadrilha Maria Chuteira e Zé sem Pinto. Com nove (9) anos de história, a quadrilha com tons de vermelho, Preto e branco, levou para a praça o tema “Só o Amor Traz a Paz”

O evento este ano teve o apoio total da prefeitura municipal de Urandi, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).

O público que lotou a praça se encantou com as marcações e demais comandos que compõe a coreografia das quadrilhas juninas. Shows de forró animaram mais ainda a platéia ao final da noite.

Vestida a caráter, a secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gildilene Botelho, interagiu com o grupo e destacou a importância da quadrilha junina Maria Chuteira e Zé sem Pinto.  “É muito bacana vermos os territórios reunidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos na praça compartilhando vivências e trocas culturais através da dança. O evento faz parte do calendário festivo de Urandi”, pontuou a secretária.

Ieide Oliveira Rocha enalteceu a tradição. “Gostaria de parabenizar toda a equipe envolvida na realização da 9ª Edição da Quadrilha Maria Chuteira e Zé sem Pinto, e a prefeitura municipal por todo suporte dado para que tudo estivesse pronto para os festejos. Essa é a nossa cultura”, destacou a coordenadora.

ACUCA realiza a Cavalgada da Paz neste final de semana,em Urandi

A Associação Comunitária Urandiense de Cavaleiros e Amazonas (ACUCA),realizará neste final de semana, 6 e 7 de abril a 13ª Cavalgada Oficial de Urandi e promete agitar o município.

O evento que conta com o apoio da Prefeitura Municipal tem como objetivo promover a cultura de paz e harmonia na sociedade.

No primeiro dia, sábado, haverá a recepção dos participantes e a escolha da rainha da cavalgada. Já no domingo, o desfile passará pelas principais ruas do município, com concentração às 12 horas ,na sede da associação,no antigo matadouro. A programação está recheada de atrações musicais com os shows de: Netinho do Forró,Sergio do Teclados,Explosão do Forró,Padre Juliano Maria e Sadol do Forró.

Polêmicas sobre o abastecimento de água marcam sessão da Câmara e projeto é aprovado

Depois de quase duas horas de debates acalorados, a Câmara Municipal de Urandi votou e aprovou, na sessão desta terça-feira (12), o polêmico projeto lei 12/2018, que autoriza o poder executivo do município, celebrar convênio com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para o controle da Estação de Tratamento de Água e permissão para gerir e cobrar uma taxa pelos serviços de abastecimento de água no espaço territorial.

O projeto foi aprovado por 6 votos a favor e 4 contra.

O prefeito Dorival do Carmo esteve na Câmara e esclareceu na tribuna do legislativo municipal aos munícipes à crise hídrica instalada no município.

“Sabemos que tem sido bem difícil o abastecimento de água, vamos realizar um ciclo de audiências públicas e discutir com a população, buscando o melhor para o nosso povo. A captação depende dos recursos naturais e estamos enfrentando períodos de estiagem. A cidade cresceu muito e a área mais alta não está dando para ser abastecida de forma continua e nesses casos estamos utilizando carros-pipa”, afirmou o prefeito.

O projeto causou polêmica entre os pares. Na oportunidade, o vereador Mateus de Bom Preço chamou todos para o debate, fez críticas à forma do projeto e era contra o convênio para implantação dos serviços da Embasa no município.

2DC-5 é tricampeão da 6ª Copa de Bairros de Urandi

O DC-5  se sagrou tricampeão da 6ª Copa  de Bairros de Urandi ao derrotar o V.A.O. Esporte Clube por 5 a 3 em cobranças de penalidades máximas.No tempo normal da partida as equipes empataram pelo escore de 1×1.A final foi disputada na tarde deste domingo(2),no estádio municipal.

Sob o forte sol, os torcedores se acomodaram como podiam. Na  arquibancada  era comum ver crianças, mulheres e homens assistindo o jogo.

O campeonato foi realizado pela Prefeitura Municipal de Urandi, através da Secretaria de Educação Cultura Esporte e Lazer.

A secretária Gildilene, que esteve presente na final do campeonato, parabenizou e agradeceu todas as equipes participantes, especialmente as finalistas que participaram da Copa.

 Construção da quadra poliesportiva do Núcleo II está em ritmo acelerado

As obras de construção da quadra poliesportiva com vestiário projeto padrão FNDE, no Núcleo II, estão em ritmo acelerado. A previsão de entrega é para o final desse semestre.

Os recursos são oriundos de convênio firmado pela Prefeitura Municipal de Urandi com o Ministério da Educação, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O valor total de investimentos na construção da quadra é de R$ 892.742,75.

A nova quadra terá as medidas oficiais, onde poderão ser realizados jogos de diversas modalidades, como futsal, handebol e basquete, além dos eventos culturais da escola e também da comunidade, o que, segundo o prefeito Dorival do Carmo, permitirá mais integração social. “Estamos investindo em obras importantes de integração social, que também colabora para melhorar a qualidade de vida”, destacou.

Motorista é preso suspeito de estuprar criança de 10 anos em transporte escolar,em Feira de Santana

Segundo a Polícia Civil, caso ocorreu quando homem levava a criança para casa, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.

Um motorista escolar, de 45 anos, foi preso suspeito de estuprar uma criança de 10, quando fazia transporte escolar, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.

Segundo informações da Polícia Civil na cidade, o caso ocorreu na terça-feira (23), dentro do veículo onde transportava a criança. Ele levava a vítima para casa, por volta das 13h, quando cometeu o crime. Não há informações se outras crianças presenciaram o abuso.

O caso foi descoberto pelos pais da menina depois que ela chegou em casa e contou. O homem foi encaminhado para Delegacia de Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Dercca), onde permanece preso.

Mais de 20 mulheres relatam ter sido abusadas por ginecologista durante consultas,em Vitória da Conquista

Vítimas procuraram a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Polícia Civil em Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado. Defesa de suspeito disse que ele nega as acusações.

Mais de 20 mulheres relataram ter sido vítimas de abuso sexual por parte de um médico ginecologista e obstetra durante consultas, na cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. O caso foi denunciado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e à Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar a situação.

As denúncias começaram a surgir na última sexta-feira (10), depois que um perfil foi criado no Instagram por uma pessoa, que não se identificou, que relatou um caso de abuso por parte do médico Orcione Júnior, que atende nas redes pública e privada da cidade.

Depois desse primeiro relato, várias outras vítimas denunciaram ter passado pela mesma situação. Os crimes teriam ocorrido no consultório do médico, entre 2018 e 2019. A defesa do médico disse que ele nega as acusações.

Na última segunda-feira (13), as mulheres procuraram a OAB solicitando uma audiência com representantes do órgão. “Vinte e quatro mulheres procuraram a OAB com a narrativa, repetindo o que estava nas redes sociais, e pedindo que a OAB tomasse providência. A OAB formalizou esse pedido, todas elas assinaram e, a partir desse momento, a OAB oficiou a autoridade policial, que foi a Delegacia da Mulher, através da doutora Decimária Gonçalves, pedindo providências”, disse a presidente da Comissão Mulher Advogada da OAB, Luciana Santos Silva.

“Temos notícia que o inquérito já foi instaurado. Então, já estão investigando e algumas mulheres, inclusive, já foram ouvidas. Pelo que a gente leu, sobretudo nas redes sociais e com as falas de algumas mulheres lá na OAB, a gente pode vislumbrar, sem dar tanta certeza, porque ainda tem uma investigação em curso, o crime de importunação sexual mediante fraude”, completou.

A delegada Decimária Gonçalves, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista, informou que, ainda na segunda-feira, foi aberto uma Investigação Pública Incondicionada, que não necessita de depoimento de vítima, porque na ocasião nenhuma mulher ainda tinha comparecido à unidade para relatar o caso.

Nesta quarta-feira, no entanto, as vítimas começaram a comparecer à delegacia para prestar depoimento, informou a polícia. Ainda não há informações sobre quantas mulheres já foram ouvidas pela Polícia Civil.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou, nesta quarta, que está acompanhando o caso e aguarda a conclusão do inquérito por parte da Polícia Civil para decidir, com base nos autos, se vai ou não oferecer denúncia contra o suspeito.

O que diz a defesa do médico

O advogado de defesa médico Orcione Júnior, Paulo de Tarso, informou ao G1, nesta quarta-feira, por telefone, que o profissional nega todas as acusações. O advogado disse, ainda, que o cliente vai conceder uma entrevista coletiva à imprensa, na sexta-feira (17), para dar sua versão sobre o caso.

Polícia prende homem que aplicava golpe na venda de carros na internet,em Guanambi

William Oliveira Pereira, 31 anos, foi preso na tarde de quinta-feira (25), após ser acusado de aplicar diversos golpes de venda de veículos via internet. A prisão foi efetuada por policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante diligências realizadas no bairro Beija Flor, em Guanambi (BA).

Na abordagem, a polícia encontrou com o detido, alguns documentos que indicavam ser ele o autor dos golpes. Ao ser questionado, William confirmou a prática do delito, informando que havia praticado o golpe contra uma senhora, na cidade mineira de Espinosa e contra um senhor na cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia.

Conforme a polícia, o golpe consistia no anúncio via internet de venda de veículos abaixo do valor de mercado, e para a concretização do negócio, o comprador teria que dar um sinal de adiantamento. Após a liberação do sinal, William desaparecia com o dinheiro da vítima e não efetuava a entrega do veículo.

O homem afirmou que iria aplicar golpes nas cidades de Guanambi e Caetité, mas antes de concretizar as suas ações ele fora impedido pela guarnição do 17º BPM. Ele foi conduzido à Delegacia para as devidas providências.

Pai atirou em filho por causa de dívida de R$ 2 milhões, diz mãe da vítima

Dívida de R$ 2 milhões, falsa internação em um hospital psiquiátrico e recentes discussões familiares foram os motivos para um pai de 55 anos atirar contra o próprio filho na tarde deste sábado (22), em uma área nobre de Campo Grande. O jovem de 28 anos e estudante de arquitetura foi atingido no tórax e está com a saúde estável na Santa Casa.

Segundo a mãe da vítima, toda a confusão na família teria começado quando o pai do jovem criou uma falsa internação para conseguir “ganhar tempo” para que fosse realizado o pagamento da dívida que estaria no nome do filho, mas por conta da pressão colocada pelo rapaz, o laudo forjado foi uma das saídas encontradas pelo suspeito.

A dívida R$ 2 milhões foi contraída pelo pai por vários empréstimos e envolvimentos com bancos, segundo a mãe. Como o alto valor estaria “atrapalhando” a vida do rapaz, ele decidiu pressionar o pai para que fosse resolvida toda a situação.

Uma discussão envolvendo o pai e o filho aconteceu no início deste mês, e segundo a mãe, serviu para desencadear a confusão envolvendo os dois.

A mãe ainda teria dito para o rapaz procurar ajuda do psiquiatra após a discussão, mas em uma das visitas ao médico, o filho teria se surpreendido com o pedido de internação que não foi consentida por ele. A falsa internação teria partido de uma outra pessoa se passando pela mãe da vítima.

Ainda segundo a mãe, foi marcado um encontro entre o pai, a mãe e o médico que realizava as terapias na vítima para entender melhor sobre o caso da falsa internação, porém, o pai teria feito diversas ameaças contra a vida da mulher, que ao se sentir ameaçada, procurou a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) para registrar um boletim de ocorrência e pedir medida protetiva contra o homem.

Fugiu

A Polícia Militar foi acionada e a informação é de que o pai teria fugido em uma camionete Hilux. Um boletim de ocorrência foi registrado logo após o ocorrido como homicídio simples na forma tentada, na Depac Centro.

Parabéns Urandi pelos seus 101 anos de emancipação política.

Neste dia 12 de outubro o município de Urandi estará em festa comemorando mais um aniversário,101 anos de emancipação política. Está estabelecido como sendo um momento de alegria por mais um ano de história, deve ser o momento também para que todos os urandienses repensem conceitos e passem a refletir melhor sobre a nossa realidade.

O conceito de Urandi está em alta na região do sudoeste baiano. Sentimos que a cidade está em ritmo de desenvolvimento. Quer queiram ou não, Urandi não é a mesma cidade de anos atrás.O governo municipal arregaçou as mangas, assumiu suas tarefas e vem correspondendo com os compromissos e nenhum aniversário de emancipação política do município se deu em meio a tantas obras, a cidade está cercada de canteiros de obras.

A cidade de Urandi está se apresentando mais agradável e mais atenta aos contribuintes que pagam impostos e desejam serviços.

Hoje os munícipes podem se orgulhar do município. O povo está tendo mais atenção do poder público

Em relação aos cofres públicos, tem se a impressão de que a crise econômica que atingiu o planeta no ano passado não chegou aqui, o município está respirando ares mais puros e sólidos. No tocante as finanças do município, credores estão tendo seus débitos quitados.

Autoridades regionais e políticos elogiam a gestão municipal de Urandi por ter tido a capacidade de gerir bem os seus recursos e aplicando no desenvolvimento urbano, trazendo uma melhor qualidade de vida para o seu povo.

As transformações ensejam mudanças também na atitude de autoridades e cidadãos. Nunca é demais parar e pensar no outro, cortesia que vai muito bem, sobretudo com quem investe e visita a cidade.

Parabéns Urandi pelos seus 101 anos de emancipação política.

 

 

0 Comente

Posts Relacionados

Deixe um comentário