O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, destaca a atuação da Seplan no empreendimento. “Este é um importante projeto, e ele teve seu nascedouro na Seplan, quando em 20010 lançamos o PMI – Processo de Manifestação de Interesse – para que interessados realizassem estudos de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica, para estruturar um anteprojeto de construção e concessão da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica e todo o Sistema Viário Oeste”, lembra Pinheiro, que também era titular do Planejamento à época, antes de assumir o mandato de Senador da República, em 2010.
O leilão para construção da ponte definiu o Consórcio Ponte Salvador Itaparica, integrado por três empresas chinesas, como o vencedor, no dia 13 de dezembro, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. Formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD, o consórcio terá um ano para elaborar o projeto e outros quatro anos para construir o equipamento.
A gestão e administração da ponte terá duração de 30 anos. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. A previsão é que sejam gerados sete mil empregos durante a obra nesta ponte que será a segunda maior da América Latina.
Fonte: Ascom Seplan