Inicio Bahia Centro de Artesanato em Salvador já reúne produção de mais de 100 artesãos baianos

Centro de Artesanato em Salvador já reúne produção de mais de 100 artesãos baianos

Por urandionline
A produção de artesãs e artesãos baianos ganhou um local de destaque para a comercialização de peças. Na última quarta-feira (11), começou a funcionar o Centro de Artesanato da Bahia, que fica localizado no Largo do Porto da Barra, em Salvador. No local é possível encontrar trabalhos artesanais fabricados a partir das mais diversas técnicas nos 27 territórios de identidade da Bahia. A loja conceito está integrada às ações de promoção e comercialização do Artesanato da Bahia. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é realizada em parceria com a Associação Fábrica Cultural.
A coordenadora de Fomento ao Artesanato, Luciana Embilina, explicou a estratégia adotada pela gestão estadual. “A intenção é promover o escoamento da produção do artesanato baiano que encontra muitos entraves hoje em dia. Este é um espaço para que os artesãos tragam o seu material para ser comercializado. Eles pagam um percentual por conta dos trâmites administrativos, mas vale lembrar que esse recurso retorna para o próprio setor por meio de melhorias que envolvem a apresentação dos produtos, apoio, entre outros”.
Na loja já estão expostas peças de 103 artesãos. Entre os trabalhos disponíveis para compras, estão as imagens de orixás e santos da artesã Maristela Anjos. Dona do Ateliê Mão Terra, localizado do bairro Dois de Julho, há 13 anos ela trabalha com artesanato e sua produção é certificada com o selo Bahia Feito à Mão, do Governo do Estado.
Maristela ressalta a importância do novo centro de comercialização do artesanato. “Salvador precisava desse espaço porque em vários estados existe uma representatividade do artesanato e nós não tínhamos essa valorização aqui. As pessoas vêm para a nossa cidade conhecer a nossa cultura e agora chegam aqui e encontram um artesanato feito por mãos baianas”.
Ainda segundo a coordenadora Luciana Embilina, os artesãos interessados em comercializar a sua produção no Centro de Artesanato Bahia podem ir até a loja e obter mais informações ou ligar para o telefone 3116 6106 / 6191. Para quem mora fora de Salvador, a certificação do saber fazer artesanal pode ser comprovada por meio de vídeos.

Repórter: Jairo Gonçalves

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar