Inicio Urandi Prefeito de Urandi participa do 7º Encontro de Prefeitos,promovido pela União dos Municípios da Bahia

Prefeito de Urandi participa do 7º Encontro de Prefeitos,promovido pela União dos Municípios da Bahia

Por urandionline

O evento, que segue até este domingo (15) reúne parlamentares baianos e prefeitos de mais de 320 municípios do estado. O prefeito de Urandi, Dorival do Carmo, participou do segundo dia do evento e disse que é fundamental o fortalecimento dos municípios baianos, onde estão a base dos problemas e a falta de recursos para resolvê-los.

A abordagem do segundo dia do 7º Encontro de Prefeitos foi iniciada na manhã deste sábado (14) com o painel “Recursos Internacionais para os Municípios da Bahia”. O objetivo é tirar as prefeituras da dependência dos recursos das transferências constitucionais e superar a crise financeira com a captação de investimentos.

“Estamos ansiosos em viabilizar os nossos municípios, seja com recursos locais ou internacionais. Nossa equipe da UPB está à disposição para viabilizar a capacidade de pagamento e contratação de convênios das prefeituras”, reforçou o diretor da UPB e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre (Quinho), mediador do painel.

Entre as orientações dos painelistas, o subsecretário de Captação de Recursos do Distrito Federal, Genésio Vicente, destacou a importância dos gestores atuarem com uma equipe habilitada para a captação de recursos. “Para dar velocidade, os senhores precisam estruturar a equipe e trocar experiências. O importante é saber que tem ferramentas e a gente tem que buscar ter acesso a elas para dar uma resposta ao eleitorado e ao povo da cidade”, orientou.

Outro convidado do painel para apresentar experiências, o coordenador de Captação de Recursos do Distrito Federal, Vladimir Campelo, foi taxativo: “A forma de captar recurso é com projeto”. Segundo ele, “é preciso que o município pense de forma global, antes de pensar em captar recurso” e citou marcos como o plano diretor urbano e o espaço fiscal dos municípios. Campelo também descreveu o funcionamento de ferramentas como o Cauc – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.

As oportunidades de captação também foram apontadas pelo diretor de Prestação de Contas do DF, Carlos Magno Ferreira, que reforçou a importância de conhecer os caminhos até os recursos. Ele citou novidades como a criação da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido. “É preciso conhecer os meios para viabilizar projetos e ter gente capacitada para orientar essas ações”.

Como debatedor do Painel, o prefeito de São Domingos, Izaque Júnior, acrescentou que a unidade dos municípios em buscar soluções consorciadas ou de município com o outro pode facilitar muito a captação. “A UPB tem disponibilizado a assistência técnica e o conhecimento. É muita informação e temos que buscar nos inteirar dos recursos disponíveis”.

A UPB possui uma Coordenação de Captação de Recursos com profissionais preparados para orientar os municípios no cadastramento das propostas, convênios abertos e situação fiscal do município junto ao CAUC. O coordenador Joelson Azevedo participou do painel e colocou a estrutura da UPB à disposição dos gestores.

7º Encontro de Prefeitos acontece até este domingo (15)
O 7º Encontro de Prefeitos acontece até este domingo (15) com o tema “Estratégia de Gestão e Captação de Recursos”. O principal objetivo de capacitar os gestores para promover mudanças locais através de políticas públicas. Entre os destaques está a abertura de diálogo com os governos Estadual e Federal para dar conhecimento aos municípios sobre oportunidades de captar investimentos. Além das palestras, os gestores têm acesso ao atendimento individualizado de secretarias estaduais e dos Ministérios da Economia, do Desenvolvimento Regional, Turismo, Ministério da Cidadania – através da Secretaria Nacional de Assistência Social, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Saúde, com técnicos da Funasa

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar