O evento, que segue até este domingo (15) reúne parlamentares baianos e prefeitos de mais de 320 municípios do estado. O prefeito de Urandi, Dorival do Carmo, participou do segundo dia do evento e disse que é fundamental o fortalecimento dos municípios baianos, onde estão a base dos problemas e a falta de recursos para resolvê-los.
A abordagem do segundo dia do 7º Encontro de Prefeitos foi iniciada na manhã deste sábado (14) com o painel “Recursos Internacionais para os Municípios da Bahia”. O objetivo é tirar as prefeituras da dependência dos recursos das transferências constitucionais e superar a crise financeira com a captação de investimentos.
“Estamos ansiosos em viabilizar os nossos municípios, seja com recursos locais ou internacionais. Nossa equipe da UPB está à disposição para viabilizar a capacidade de pagamento e contratação de convênios das prefeituras”, reforçou o diretor da UPB e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre (Quinho), mediador do painel.
Entre as orientações dos painelistas, o subsecretário de Captação de Recursos do Distrito Federal, Genésio Vicente, destacou a importância dos gestores atuarem com uma equipe habilitada para a captação de recursos. “Para dar velocidade, os senhores precisam estruturar a equipe e trocar experiências. O importante é saber que tem ferramentas e a gente tem que buscar ter acesso a elas para dar uma resposta ao eleitorado e ao povo da cidade”, orientou.
Outro convidado do painel para apresentar experiências, o coordenador de Captação de Recursos do Distrito Federal, Vladimir Campelo, foi taxativo: “A forma de captar recurso é com projeto”. Segundo ele, “é preciso que o município pense de forma global, antes de pensar em captar recurso” e citou marcos como o plano diretor urbano e o espaço fiscal dos municípios. Campelo também descreveu o funcionamento de ferramentas como o Cauc – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.
As oportunidades de captação também foram apontadas pelo diretor de Prestação de Contas do DF, Carlos Magno Ferreira, que reforçou a importância de conhecer os caminhos até os recursos. Ele citou novidades como a criação da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido. “É preciso conhecer os meios para viabilizar projetos e ter gente capacitada para orientar essas ações”.
Como debatedor do Painel, o prefeito de São Domingos, Izaque Júnior, acrescentou que a unidade dos municípios em buscar soluções consorciadas ou de município com o outro pode facilitar muito a captação. “A UPB tem disponibilizado a assistência técnica e o conhecimento. É muita informação e temos que buscar nos inteirar dos recursos disponíveis”.
A UPB possui uma Coordenação de Captação de Recursos com profissionais preparados para orientar os municípios no cadastramento das propostas, convênios abertos e situação fiscal do município junto ao CAUC. O coordenador Joelson Azevedo participou do painel e colocou a estrutura da UPB à disposição dos gestores.
7º Encontro de Prefeitos acontece até este domingo (15)
O 7º Encontro de Prefeitos acontece até este domingo (15) com o tema “Estratégia de Gestão e Captação de Recursos”. O principal objetivo de capacitar os gestores para promover mudanças locais através de políticas públicas. Entre os destaques está a abertura de diálogo com os governos Estadual e Federal para dar conhecimento aos municípios sobre oportunidades de captar investimentos. Além das palestras, os gestores têm acesso ao atendimento individualizado de secretarias estaduais e dos Ministérios da Economia, do Desenvolvimento Regional, Turismo, Ministério da Cidadania – através da Secretaria Nacional de Assistência Social, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Saúde, com técnicos da Funasa