Inicio Bahia Setembro Verde: SJDHDS inicia campanha de inclusão para pessoas com deficiência

Setembro Verde: SJDHDS inicia campanha de inclusão para pessoas com deficiência

Por urandionline

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), por meio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), realizou, nesta terça-feira (3), a abertura da Campanha Nacional do Setembro Verde na Bahia,  mês dedicado à Luta das Pessoas com Deficiência no país. A ação, que aconteceu, pela manhã, na sede da SJDHDS, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, tem como tema deste ano “Eu sou dEFICIENTE no mercado de trabalho”, com foco em mais inclusão para pessoas com deficiência (PCDs) no mercado.

“Hoje, damos início ao Setembro Verde, campanha nacional que consolida a luta das pessoas com deficiência. Temos a Lei de Cotas para incluir as PCDs no mercado de trabalho, mas ainda é preciso que as empresas levem a sério a capacidade dessas pessoas. A SJDHDS terá uma série de ações até o final do mês, em especial o Dia D de Inclusão, no dia 26 de setembro, onde a expectativa é ofertar 800 vagas de emprego para PCDs”, discursou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.Segundo Alexandre Baroni, superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS, o objetivo principal das ações, que acontecerão na capital e no interior, é mostrar as barreiras impostas às PCDs no dia a dia, sejam elas arquitetônicas, comunicacionais ou de empregabilidade. “Precisamos mostrar à população que esses problemas acontecem, mas, sobretudo, que as pessoas com deficiência têm capacidade para trabalhar. O que falta é conscientização e oportunidades”, destacou.

A animação do evento ficou por conta da Banda Batucaixa, composta por integrantes cegos, e do cantor e padrinho da campanha, Denny Denan, que, juntos, performaram clássicos do carnaval baiano e do Olodum. “É a primeira vez que vejo uma banda em que os instrumentos são caixas. A arte pode transformar as pessoas e é o que estamos vendo aqui. Isso é eficiência, não deficiência! Estou muito agradecido pelo convite da secretaria”, comentou Denny.

Além do momento cultural, os servidores também aproveitaram o atendimento do Projeto Massagem às Cegas, massoterapia realizada por profissionais cegos, e puderam participar das oficinas sensoriais em stands, distribuídos pelo térreo da secretaria, onde experimentaram as dificuldades cotidianas das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual na prática.

Foi o caso da servidora da SJDHDS, Lair Cohim, 45 anos, que usou um tapa-olho e uma bengala para cegos durante o experimento. “Se aqui na SJDHDS, que tem estrutura para atender as demandas das pessoas com deficiência, eu senti o impacto de depender do auxílio de outra pessoa para fazer algo simples que é caminhar, o que é enfrentar o mundo lá fora, sem tantos preparos?”, questionou.

As ações do Setembro Verde tiveram início na segunda-feira (2), antes da abertura oficial, com a qualificação de profissionais da saúde para preenchimento do laudo caracterizador de deficiência ao mercado de trabalho, promovido pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT), com apoio da SJDHDS, na Unijorge. O próximo evento será o “Diálogo do Passe Livre”, promovido pela Sudef/SJDHDS, com apoio do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), previsto para acontecer na próxima quinta-feira (5), na sede do Centro, em Ondina.

Dentre os eventos previstos, destacam-se o Mutirão de Laudo Médico, no dia 11 de setembro, realizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na unidade da APAE, na Cidade Baixa, em Salvador; a Sessão Especial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), seguida da caminhada em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, promovida pela SJDHDS e o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE-BA), com apoio da ALBA, e o Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho, realizado pela SJDHDS e pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na Estação de Transbordo de Pituaçu, em Salvador, no dia 26 de setembro.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar