Inicio Bahia Cooperativas baianas da agricultura familiar participam de evento de nutrição em Salvador

Cooperativas baianas da agricultura familiar participam de evento de nutrição em Salvador

Por urandionline
Cooperativas baianas da agricultura familiar participam da 13ª Edição do Bem Viver Nutrição 2019, um evento importante para a temática de segurança alimentar e nutricional, que terminou no último sábado (24), no Hotel Fiesta Bahia, em Salvador. A participação das cooperativas é mais uma ação estratégia do Governo do Estado, de acesso ao mercado para produtos da agricultura familiar da Bahia, por meio do Bahia Produtiva, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), financiado pelo o Banco Mundial.
De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, participam do evento cooperativas da agricultura familiar da Bahia com experiências bem sucedidas no processamento de produtos de qualidade cuja matéria prima é de origem sustentável. ” Essa é mais uma oportunidade de apoiar a participação de organizações apoiadas pela CAR para que as mesmas possam posicionar seus produtos e ampliar os canais de comercialização”.
Estão presentes a Cooperativa Dos Cajucultores Familiares Do Nordeste Da Bahia (Cooperacaju), a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), A Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), Cooperativa Dos Produtores De Abacaxi De Itaberaba (Coopaita) e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).
O diretor-presidente da rede Cooperacaju, Ícaro Renê,  ressaltou que com o apoio do Governo do Estado, a agricultura familiar está tendo a oportunidade de inserir seus produtos no mercado, proporcionando um aumento na renda dos agricultores: “Apresentamos no evento Bem Viver Nutrição,  nossas amêndoas de castanha de caju para um público específico,  que é de fundamental importância para difundir uma alimentação saudável e rica. Os nossos  produtos são nutritivos com qualidades e sabores inigualáveis”.
A representante da Copirecê, Vamary de Jesus, expôs o flocão de milho não transgênico, principal produto da cooperativa: “A participação das cooperativas que produzem alimentos naturais foi importante para fazermos a divulgação para vários nutricionistas de diversas regiões e eles conhecerem os produto para indicar a seus pacientes”.
O evento é promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) e a grade de programação é voltada à discussão da garantia do Direito Humano a Alimentação Saudável. O evento reuniu profissionais e especialistas de diferentes áreas da alimentação e nutrição.
O Bem Viver Nutri acontece em comemoração ao Dia do Nutricionista, abordando vários temas importantes pra a saúde. Para a presidente da Coopessba, Carine Assunção, a Coopessba, com a marca Natucoa, se faz presente para mostrar que a agricultura familiar produz qualidade: “Temos chocolates livre de glúten, conservantes e lactose, agora com o selo de identificação geográfica, que traz a procedência do cacau que é feito os chocolate. Também temos chocolates em pó, geleia de mel de cacau, nibs, mostrando que a região cacaueira está se inovando e buscando novas oportunidades”.
Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar