Inicio Urandi Prefeitura de Urandi e Embasa realizam audiência publica para discutir água e saneamento

Prefeitura de Urandi e Embasa realizam audiência publica para discutir água e saneamento

Por urandionline

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (22), a audiência pública para apresentação da Minuta do Contrato de Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e esgotamento Sanitário, celebrado entre o Município e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S. A. (Embasa). O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal e reuniu representantes da sociedade civil, da Embasa, vereadores e secretários municipais.

Na oportunidade, a população pôde contribuir e tirar as dúvidas sobre o contrato. O Mediador da Audiência, Professor Fernando Souza e Silva Filho abriu os trabalhos com a formação da Mesa e execução do hino nacional brasileiro. Em seguida fez a leitura do Edital de Convocação da audiência.

O Prefeito Dorival Barbosa do Carmo, fez suas considerações iniciais agradecendo a população pela presença e justificou sobre a decisão de implantar o sistema de tratamento de água e esgotamento sanitário em Urandi. “Estamos garantindo um saneamento público com metas de qualidade e universalização do serviço construído junto com a sociedade”, enfatizou.

O Médico Dr. Ruy Fernandes de Azevedo apresentou sua tese de mestrado pela PUC-GO falando do estudo realizado e que comprovaram a redução da taxa de mortalidade infantil em relação ao aumento da oferta de saneamento básico pela cidade de Guanambi.

Em seguida, os representantes da Embasa fizeram uma explanação técnica dos serviços da concessionária no município, perpassando pela missão, tarifação, legislação e cooperação, foi feita uma abordagem a respeito dos serviços de esgotamento sanitário e os direitos e deveres dos órgãos, bem como dos cidadãos. A plenária participou ativamente com questionamentos esclarecedores e necessários para que a população possa compreender melhor a relação entre o município de Urandi e a EMBASA.

Representante da sociedade civil, Bau Cangussu, falou sobre a importância do momento. “A celebração desse processo entre o Município e a Embasa representa a garantia de água e saneamento básico como um bem público. Essa audiência pública é a garantia da participação da sociedade civil nas decisões de governo municipal”, afirmou.

Após o debate, o Presidente da Câmara Municipal, Manoel Messias de Carvalho, falou do sistema de abastecimento de água nas localidades rurais de Flores, Cantinho e dos Núcleos habitacionais. Em seguida, o prefeito Dorival do Carmo apresentou um Projeto de Lei que contempla famílias em situações de vulnerabilidades com a criação de um benefício para auxílio no pagamento da conta de água, que é de caráter temporário e será avaliado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

No dia 29, às 19h será realizada na câmara municipal de vereadores uma reunião extraordinária, para apreciação do Projeto de Lei que contempla famílias em situações de vulnerabilidades com a criação de um benefício para auxílio no pagamento da conta de água.

Foto:Antônio Moreira/Urandi On Line

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar