Inicio Variedades Pedofilia x abuso sexual: entenda a diferença e como prevenir crimes

Pedofilia x abuso sexual: entenda a diferença e como prevenir crimes

Por urandionline
O que é a pedofilia? Quais os tratamentos e as experiências internacionais? Especialistas comentam sobre práticas possíveis para evitar que um pedófilo se torne um abusador

Comumente, diz-se que “pedofilia é crime”, mas não é exatamente assim. Pedofilia é uma doença classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde os anos 60. Segundo o Código Penal brasileiro, o que é crime é o abuso sexual de menores de 14 anos e consumo e distribuição de pornografia infantil.

A discussão sobre pedofilia é tabu em boa parte do mundo, mas especialistas lutam para que o diagnóstico e o tratamento do pedófilo sejam mais amplamente divulgados. A razão é simples: o tratamento pode evitar que pedófilos se tornem abusadores e criminosos e, logo, que haja menos vítimas.

“As pessoas pensam que quando falamos que transtorno pedofílico é uma doença, estamos protegendo o indivíduo pedófilo em detrimento da vítima. É proteger a vítima e averiguar se aquele que molestou a criança de fato é ou não portador de pedofilia. A grande maioria dos molestadores de criança não é portadora deste problema”, diz Danilo Baltieri, médico-psiquiatra da Faculdade de Medicina do ABC e resposável pelo Ambulatório ABCSex, que trata pedófilos.

Baltieri também explica que ao redor do mundo, não são muitos os especialistas na área. Doenças crônicas como depressão, diabetes e hipertensão ganham mais atenção da medicina tamanho o tabu.

“Existe uma dificuldade do profissional da saúde em enfrentar este tema, que não é fácil. Existe um preconceito público enorme, o que é totalmente compreensível, e o assunto é complexo mesmo. É difícil”, explica.

“Os pacientes com o chamado transtorno pedofílico em geral necessitam de abordagens interdisciplinares. Não só do médico. Ele precisa do psicólogo, do assistente social, é necessário o apoio da família”, completa Baltieri.

O que é pedofilia?

A pedofilia é um distúrbio parafílico, ou seja, é um comportamento sexual que não segue a normalidade, como a necrofilia (o desejo de ter relações sexuais com cadáveres) ou a zoofilia (o desejo sexual por animais). Na pedofilia, a pessoa tem interesse intenso e persistente por crianças.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar