Em entrevista,padre Alessandro fala de sua vocação religiosa e campanha para reforma da paróquia.

0
1451

No último dia (14), o Padre Alessandro Alves concedeu entrevista exclusiva ao Urandi On Line, no Salão Paroquial da Matriz de Santo Antônio.

Na entrevista o padre falou abertamente com o jornalista Gonçalo Lessa sobre diversos assuntos pessoais, dentre os quais sua vocação religiosa e campanha para reforma da paróquia.

Urandi On LinePadre Alessando, quais foram os sinais da sua vocação?

A minha vocação nasceu do ano de 2000 quando o pároco Reginaldo Cordeiro de Lima que hoje se encontra em Montes Claros, onde se tornou padre secular. Ele trabalhou em minha cidade natal Jequié e pelo seu jeito de trabalhar, seu dinamismo e conduzir a paróquia me despertou o interesse de conhecer mais a vida religiosa e sacerdotal.

Urandi On LineEm que ano o senhor entrou para o seminário?

Eu entrei para o seminário no ano de 2001, fui morar em Salvador e lá eu cursei filosofia na faculdade São Bento, logo após fui morar em Curitiba onde fiz noviciado por um ano, terminado esse período do noviciado me fizeram uma proposta para morar na Itália, onde passei três anos estudando teologia e no regresso para o Brasil recebi o sacramento da ordem, fui ordenado padre sendo então conduzido ao município de Itabuna para ser pároco onde fiquei por seis anos.

Urandi On Line – Quais foram às razões que o levaram para escolha da vida religiosa?

As razões foram: Desde criança eu participava da vida da comunidade, da paróquia, de grupos de jovens, de catequese e fui coordenador da paróquia. Sempre sentir o desejo de servir mais a Deus e nesta vontade de está mais próximo as coisas de Deus, me motivou a ingressar na vida religiosa.

Urandi On Line – Como religioso qual o desafio que o senhor enfrenta?

Os desafios são grandes, hoje nesse mundo globalizado e com muitos atrativos, um deles é a tecnologia que tem dificultado um pouco a participação dos jovens e do povo na vida religiosa, mas com trabalho, boa vontade e dinamismo do padre é possível convidar e integrar as pessoas a vida religiosa.

Urandi On Line – Quantos anos o senhor tem de vida religiosa?

Eu tenho dezoito anos de vida religiosa.

Urandi On Line – O senhor se sente satisfeito?

Muito feliz e realizado, agora mais ainda na cidade de Urandi, paróquia de Santo Antônio.

Urandi On Line – O senhor tem alguma estratégia para atrair fiéis?

Eu procuro focar nas homílias e palestras. Tenho percebido que o que faz segurar e cultivar o povo de Deus é as homilias, creio que tem provocado o desejo das pessoas de rezarem, de participarem e de estarem mais ativamente envolvidas na vida pastoral.

Urandi On Line – O senhor aprova as mudanças que a igreja está impondo nos últimos anos?

Sim, aprovo porque são fundamentais para que nossa vida católica continue viva, como por exemplo, a renovação carismática católica, pastorais como a PASCOM, o universo da comunicação como a Canção Nova, Rede Vida, Século 21 e outras emissoras que compõem o grupo católico de comunicação.

Urandi On Line – Qual sua opinião sobre o atual Papa?

Papa Francisco foi uma benção de Deus necessária para o nosso milênio. É um papa da America Latina que fala o nosso idioma e a resposta está sendo positiva, nem só na America Latina como em todo o mundo. É simples, humilde e  que cativa com o seu jeito de ser, arrebanha as pessoas com poucas palavras,o seu testemunho é aquele que de fato arrasta multidões.

Urandi On Line – Como se encontra a campanha da reforma da paróquia?

Bem, a nossa matriz está um pouco gasta, vamos dizer assim um pouco judiada, a deixaram esquecida. No ano passado eu como pároco dessa comunidade coloquei a reforma como prioridade. Estamos fazendo uma campanha o show de prêmios e vendendo bilhetes no valor de R$25,00 cada que dará direito a sorteios de moto, geladeira, bicicleta, TV e outros prêmios. O sorteio será realizado no dia 28 de julho através da loteria federal na celebração da missa. Contamos com a participação de todos para que possa nos ajudar na reforma da matriz que já não comporta mais o número de fiéis.

Urandi On Line – Padre de que outra forma os fiéis poderão fazer doações?

Os fiéis poderão procurar por meio do facebook, pela página oficial da paróquia da diocese de Caetité ou até mesmo no site Urandi On Line. Nos sites citados os fiéis inclusive aqueles que se encontra em outros estados e cidades da região poderão fazer suas doações nas contas informadas.

Urandi On Line – Padre deixa para o Urandi On Line uma mensagem de vida e uma chamada vocacional para os jovens que desejam abraçar a vida religiosa.

Para você jovem que deseja experimentar está mais próximo de Deus podem nos procurar aqui na secretaria paroquial, fale dos seus desejos e iremos encaminhar-los para vocação pastoral e a vocês do site Urandi On Line desejo muita felicidade, muita paz e que Deus possa abençoá-los, que nossa senhora possa passar a frente de vossas vidas, abençoar a cada um de vocês com o seu manto sagrado, que ela possa recompensar vocês que vieram de Salvador prestar esse serviço ao nosso município como também a região do Sudoeste baiano.Que Deus os Abençoe.

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui