Inicio Bahia Mais de 460 mil estudantes das escolas públicas na Bahia devem fazer as provas Saeb

Mais de 460 mil estudantes das escolas públicas na Bahia devem fazer as provas Saeb

Por urandionline

Mais de 460 mil estudantes das redes estadual e municipais de ensino na Bahia devem fazer, a partir de segunda-feira (21), as provas de Língua Portuguesa e de Matemática do chamado Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Na Bahia, as provas serão aplicadas até o dia 1º de novembro. A participação dos estudantes na prova Saeb é fundamental para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos Estados. E é a partir do Ideb que são gerados dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais nas redes estadual e municipais de ensino.

As provas serão aplicadas no horário regular das aulas e são dirigidas para estudantes do Ensino Fundamental (5º ano e 9º ano) e do Ensino Médio (3º ano e 4ª série da Educação Profissional). Em caráter amostral, este ano o Saeb também abrangerá o 2º ano do Ensino Fundamental e a Educação Infantil.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que, para garantir que os resultados sejam publicados, é necessário que cada Estado atinja, no mínimo, 80% de presença dos estudantes no dia da realização da prova. “Se não for alcançado este percentual de participação, o dado não será considerado pelo Saeb. É muito importante que os familiares motivem os seus filhos a participarem das provas e que os professores, gestores e toda a população baiana se envolvam em torno deste valioso processo avaliativo. A rede estadual, juntamente com as redes municipais, por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-Bahia) e uma forte parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), estão fazendo este chamado para que a prova SAEB alcance 100% de participação dos estudantes baianos”, afirmou.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Posts relacionados

Deixe um comentário

Proibido plagiar